Fechar

@TechReport{CostaOmetNasc:2019:RoVeCo,
               author = "Costa, Natan Ruan Machado da and Ometto, Jean Pierre Henry Balbaud 
                         and Nascimento, Victor Fernandez",
                title = "Roteiriza{\c{c}}{\~a}o dos ve{\'{\i}}culos de coleta de 
                         res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos utilizando SIG",
          institution = "Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais",
                 year = "2019",
                 type = "RPQ",
              address = "S{\~a}o Jos{\'e} dos Campos",
                 note = "{Bolsa PIBIC/INPE/CNPq}",
             keywords = "res{\'{\i}}duos s{\'o}lidos urbanos, coleta e transporte de 
                         res{\'{\i}}duos, otimiza{\c{c}}{\~a}o de rotas.",
             abstract = "O aumento da produ{\c{c}}{\~a}o de RSU no mundo {\'e} 
                         consequ{\^e}ncia direta do crescimento da popula{\c{c}}{\~a}o e 
                         do consumo exacerbado de produtos e servi{\c{c}}os. A cada ano se 
                         produz mais RSU, os quais precisam ser corretamente coletados e 
                         transportados. Esta etapa do gerenciamento dos RSU que aborda a 
                         coleta e o transporte de res{\'{\i}}duos das cidades at{\'e} um 
                         aterro sanit{\'a}rio {\'e} uma das etapas que mais consomem 
                         recursos financeiros, al{\'e}m de causar danos ao meio ambiente 
                         atrav{\'e}s das emiss{\~o}es de gases do efeito estufa. Esta 
                         pesquisa tem como princ{\'{\i}}pio fundamental a an{\'a}lise de 
                         otimiza{\c{c}}{\~a}o de rotas dos ve{\'{\i}}culos de coleta de 
                         RSU para dois munic{\'{\i}}pios no estado do Rio Grande do Sul, 
                         um de pequeno porte e outro de grande porte. Para isso foi 
                         utilizado a ferramenta Network Analyst dentro do ArcGIS para 
                         identificar as melhores rotas para ve{\'{\i}}culos coletores. A 
                         partir desta informa{\c{c}}{\~a}o foram estimados os custos e as 
                         emiss{\~o}es para realizar a coleta. Os c{\'a}lculos feitos e os 
                         resultados encontrados para os dois munic{\'{\i}}pios foram 
                         feitos com base em algumas considera{\c{c}}{\~o}es como, por 
                         exemplo, a quantidade de litros de combust{\'{\i}}vel 
                         necess{\'a}ria por quil{\^o}metro rodado, o valor do diesel e a 
                         quantidade de dias de coleta durante um ano inteiro para estimar 
                         os valores anuais de gastos das prefeituras com as rotas geradas e 
                         os impactos envolvidos. A defini{\c{c}}{\~a}o de caminhos mais 
                         curtos e a efetividade da coleta, caso haja a 
                         implanta{\c{c}}{\~a}o do estudo, trar{\'a} aos 
                         munic{\'{\i}}pios escolhidos melhores servi{\c{c}}os de limpeza 
                         p{\'u}blica e o recolhimento de RSU se tornar{\'a} mais 
                         eficiente, barato e sustent{\'a}vel.",
          affiliation = "{Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)} and {Instituto 
                         Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)} and {Universidade Federal 
                         do Rio Grande do Sul (UFRGS)}",
             language = "pt",
                pages = "35",
                  ibi = "8JMKD3MGP3W34R/3U3M7N8",
                  url = "http://urlib.net/ibi/8JMKD3MGP3W34R/3U3M7N8",
           targetfile = "NATAN MACHADO.pdf",
        urlaccessdate = "03 maio 2024"
}


Fechar